Sol x Sombra. Eis a Questão.

O uso de protetor solar todos os dias do ano, segundo especialistas, ainda não é um hábito entre os brasileiros. Muita gente, (INCLUSIVE EU) aliás, só se lembra da existência desse produto no verão. Porém, o  filtro solar deixou de ser um acessório de quem vai à praia ou à piscina e se tornou uma proteção indispensável até para quem sai para trabalhar. Portanto, quem só lembra de passar o produto na hora de tomar sol está correndo sérios riscos. Muita gente ainda não leva a sério a importância do produto e os problemas causados pelo sol.  O Brasil tem grande parte de sua superfície demográfica localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Equador. Esta área recebe com maior intensidade os raios solares por estar mais próxima ao sol. Os raios solares, nesta região, incidem em um ângulo mais perpendicular, tornando o Brasil o país com maior área intertropical e um dos mais ensolarados do planeta. Este fato é um dos principais responsáveis pelo aumento do número de pessoas com câncer de pele no país.

CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE SOL
A pele bronzeada (EU AMO ISSO) sempre foi considerada bonita, e mais, se tornou mesmo a característica de um povo. Nós somos a “Gente da Pele Bronzeada”. Sempre se soube que excesso de sol faz mal para a pele e a saúde, mas recentemente, a ciência médica, descobriu que o sol faz muito mais mal do que se imaginava. O câncer de pele e o envelhecimento facial são possibilidades muito palpáveis. Além disso, outras consequências são previsíveis como: o aumento a aspereza, aumento das rugas, diminuição da elasticidade, aumento da  flacididez  e da pigmentação. 

PROTETOR OU BLOQUEADOR SOLAR?
O bloqueador é um produto mais "potente" - e, por isso, geralmente mais espesso, indicado para pessoas com a pele mais sensível ou com algum tipo de doença de pele. Portanto, as marcas comerciais mais conhecidas se encaixam na categoria de protetores.

É PRECISO APLICAR UM PRODUTO DIFERENTE NO ROSTO?
Alguns dermatologistas afirmam que não é obrigatório usar um protetor específico para a face. Mas seria bom, uma vez que a textura da pele do rosto não é a mesma do restante do corpo. Além disso, há no mercado muitos cosméticos com tecnologias sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e antifotoenvelhecimento.

QUANTO TEMPO ANTES E DURANTE A EXPOSIÇÃO AO SOL DEVO APLICAR O PROTETOR?
"A proteção efetiva só acontece a partir da absorção completa do produto pela pele. Por isso, é preciso aplicá-lo de 15 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada 2 horas. Caso o calor favoreça o suor em grande quantidade é melhor reaplicá-lo de uma em uma hora.

QUAIS SÃO OS PRODUTOS INDICADOS PARA QUEM TEM A PELE OLEOSA E PARA QUEM TEM A PELE MUITO SECA?
Preste atenção nas embalagens e, sempre que possível, busque orientação médica antes de comprar o protetor. Em geral, para peles oleosas são recomendados os produtos em gel, gel creme ou loções oil free (sem óleo). Já quem sofre com a cútis ressecada deve optar por loções mais cremosas.

DICIONÁRIO DO FILTRO SOLAR
Toda embalagem precisa deixar claro que o produto protege contra os raios UVA e UVB e deve ter o número do FPS. Desconfie do produto que não trouxer essa informação.

*Quando vier escrito que o produto é hipoalergênico significa que ele é composto de substâncias que não provocam alergias;

*O produto que informar ser livre de PABA ou PABA Free significa que não contém a substância Paraminobenzóico, que tem alto poder de causar alergias. Bebês e pessoas com a pele oleosa não devem usar produtos com PABA;

*Livre de óleo ou oil free são produtos que não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com acne;

*Quando vier escrito que o filtro é “não comedogênico” significa que o produto não obstrui os poros, evitando a formação de cravos e espinhas.

QUAIS OS PRINCIPAIS DANOS CAUSADOS PELO USO INADEQUADO DO FILTRO SOLAR OU PELA FALTA DELE?
Os danos imediatos são as queimaduras. Em seguida, vêm a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e, por fim, a flacidez da pele. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto são conseqüências do abuso da exposição ao sol - e não do avançar da idade. O fotoenvelhecimento, considerando as alterações de importância estética, se manifesta na pele das regiões expostas ao sol com aumento de manchas, aumento de rugas finas, piora das rugas de expressão e sulcos, flacidez e rugosidade.  Além dos prejuízos puramente estéticos, a exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer. O câncer de pele é considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância, a partir dos seis meses. O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença (PRECISO ME CONSCIENTIZAR DISSO).  Protetor solar é tão importante que deveria ser vendido com receita médica. Na maioria dos casos, a pessoa pensa que está protegida e, infelizmente, não está. Mas a pele não é a única vítima do sol. Segundo os oftalmologistas a exposição excessiva pode causar desde ardência e irritação até a inflamação na córnea. 

* PRA UMA VICIADA EM PELE BRONZEADA COMO EU, É MELHOR LER E RELER ESSE POST, ALGUMAS DÚZIAS DE VEZES.  A ÚNICA PARTE DO CORPO QUE SOU MAIS RIGOROSA EM PASSAR O BLOQUEADOR SOLAR FATOR 98, É O ROSTO.  SOL E BRONZEAMENTO AINDA VÃO RENDER MUITO ASSUNTO AQUI NO BLOG. rs AGUARDEM CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS!  E VCS, MENINAS? SE PROTEGEM RIGOROSAMENTE DO SOL OU NÃO? 

** TÁ ROLANDO UMA ENQUETE SOBRE FPS -  FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR -  NA COLUNA NO LADO DIREITO DO BLOG, LÁ EM CIMA. PARTICIPEMMMMMM!

Fontes de pesquisa: http://deonde.blogspot.com  http://www.igeduca.com.br   http://www.naturale.med.br